Laboratórios em Montes Claros

⠀⠀⠀⠀Laboratórios Específicos


⠀⠀⠀⠀As Faculdades Santo Agostinho oferecem Laboratórios didáticos com ambientes físicos de instalações propícias ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como monitorias, aulas práticas e iniciação científica, sob orientação de docentes, técnicos e monitores. Os Laboratórios possuem técnicos responsáveis pelo auxílio no desenvolvimento e organização das aulas práticas, manutenção de equipamentos, controle de suprimentos e compra de materiais. A aquisição de materiais é semestral ou conforme a necessidade. As normas de funcionamento e segurança estão sistematizadas no Procedimento Operacional Padrão (POP), disponível em cada um dos laboratórios.

⠀⠀⠀⠀Laboratórios de Informática


⠀⠀⠀⠀O laboratório de 69,08 m² visa atender os alunos no acesso à Internet e dar suporte na realização de trabalhos envolvendo estudos, utilização e desenvolvimento de softwares básicos e aplicativos. Além disso, visam proporcionar o desenvolvimento de métodos e técnicas que permitam a visualização e a compreensão dos processos e propriedades da ementa que leva à realização de práticas acadêmicas. O funcionamento dos laboratórios depende dos horários de aulas práticas, mas é acessível aos alunos que queiram repetir uma determinada experiência, tirar dúvidas, realizar algum trabalho acadêmico ou mesmo revisar algum ponto sobre uma aula. Nos computadores, podem-se encontrar vários softwares instalados. A seguir, estão apresentados alguns desses softwares.

⠀⠀⠀⠀• Sistemas Operacionais: Microsoft Windows 7
⠀⠀⠀⠀• Descompactador: WinRar
⠀⠀⠀⠀• Antivírus: Avast
⠀⠀⠀⠀• Editores de Texto/Planilha/Apresentação: BrOffice.org
⠀⠀⠀⠀• Arquivos .pdf: Adobe Acrobat Reader e Nitro PDF
⠀⠀⠀⠀• Navegador de Web: Internet Explorer, Chrome e Mozila Firefox
⠀⠀⠀⠀• Ambientes de Desenvolvimento e Estudo: Dev C++, NetBeans, MATLAB
⠀⠀⠀⠀• Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados: MySQL e PostgreSQL 1.1.2.

⠀⠀⠀⠀Laboratório de Física

⠀⠀⠀⠀O laboratório está instalado em uma área de 42,76m2 , e tem capacidade para 25 alunos. Visa proporcionar o desenvolvimento de métodos e técnicas que permitam a visualização e a compreensão dos processos e propriedades da ementa. O laboratório é acessível à comunidade acadêmica em período integral, respeitado o agendamento das aulas práticas realizado pelo professor. Diante da necessidade do aluno de utilização do laboratório em momento distinto ao da aula, este poderá realizar o agendamento com o técnico, a fim de que este disponibilize os equipamentos e insumos necessários ao desenvolvimento das atividades.

⠀⠀⠀⠀Laboratório de Maquetes e Modelos

⠀⠀⠀⠀O Laboratório de Maquetes é um espaço reservado para a execução de instrumentos imprescindíveis para a apresentação e comunicação dos projetos, valorização e comprovação das soluções idealizadas, pois permite representar a organização estrutural e a composição espacial e volumétrica, além de mostrar detalhes, como: materiais, cores, texturas, formas, escalas, inter-relações etc. São objetos de estudo, de comunicação, com expressividade, valor estético e artístico por si mesmo.

⠀⠀⠀⠀Considera-se maquete como sendo a reprodução tridimensional de um objeto, obra, construção ou projeto em escala reduzida, sem necessariamente a obrigação de fidelidade em relação a materiais e técnicas construtivas. Os protótipos, no entanto, devem reproduzir um objeto com fidelidade tanto visual como funcional, não somente em relação à aparência, mas também à resistência e aos materiais. Por essa razão, este último é especialmente utilizado na indústria para teste de produção de novos produtos.

⠀⠀⠀⠀O Laboratório de Maquetes das Faculdades Santo Agostinho está instalado em uma sala com aproximadamente 74,27m², de uso exclusivo para os acadêmicos do Curso, com algumas máquinas (plaina elétrica de bancada, serra circular com bancada regulável, lixadeira de fita com disco, furadeira de eixo vertical, serra tico-tico de bancada e serra de arco). Laboratório de Topografia, Cartografia e Geoprocessamento.

⠀⠀⠀⠀Laboratório de Tecnologia das Construções

⠀⠀⠀⠀O Laboratório de Tecnologia das Construções é um ambiente propício à experimentação construtiva, conhecimento de novos materiais, e avalição de elementos estruturais, apoiando os conteúdos práticos previstos na grade curricular do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho. As atividades laboratoriais deverão permitir uma simulação dos mecanismos de sistemas estruturais através de modelos. Os modelos de sistemas estruturais constantes do laboratório destinam-se a facilitar o processo de ensino para:

⠀⠀⠀⠀• identificar o comportamento da função estrutural para suporte de diferentes tipos de cargas
⠀⠀⠀⠀• reconhecer quais as propriedades essenciais de materiais estruturais e coeficientes de segurança;
⠀⠀⠀⠀• entender quais os requisitos essenciais a que uma estrutura pode estar submetida (equilíbrio, resistência, economia etc.);
⠀⠀⠀⠀• entender os estados básicos de tensão, compressão, corte e flexão, a que as estruturas podem estar submetidas;
⠀⠀⠀⠀• ilustrar alguns pontos especiais do mecanismo estrutural (tensões principais, rótulas plásticas, linhas de tensão isostáticas);
⠀⠀⠀⠀• ilustrar o mecanismo básico do comportamento de estruturas em forma de grelhas, placas e placas dobradas;
⠀⠀⠀⠀• ilustrar o mecanismo básico do comportamento de estruturas em forma de membranas, curvaturas principais e tensões principais;
⠀⠀⠀⠀• ilustrar o mecanismo básico do comportamento das cascas finas e estruturas espaciais.

⠀⠀⠀⠀Em relação aos sistemas construtivos, deve ser permitido identificar as características tipológicas, técnicas, econômicas e do contexto ambiental dos principais sistemas (concreto armado, estrutura metálica, alvenaria estrutural, madeira). Já considerando os materiais, deverá ser possível identificar as características relativas ao desempenho (físico/mecânico, termo-acústico etc.) dos materiais principais; e aprender as diferentes técnicas de utilização dos diferentes materiais (fundações, estruturas, vedações, esquadrias, coberturas, revestimentos e instalações).

⠀⠀⠀⠀O Laboratório de Tecnologia das Construções constitui-se de um conjunto de acervos com o objetivo de proporcionar o conhecimento do repertório usado na construção e proporcionar outros estudos, visando a concepção no processo de projeto e à simulação no conjunto edificado. Neste, é importante haver acervo de modelos tridimensionais (sistemas treliçados, planos e espaciais); mostruário de acervo de materiais de construção e acabamentos (tijolos, materiais cerâmicos, mostruário de tubos e conexões etc); e arquivo técnico de catálogos informativos (fundações, estruturas, vedações, impermeabilização, coberturas, instalações, esquadrias, revestimentos). Além disso, devem existir equipamentos que permitam aferir o desempenho em uso dos mais diversos tipos de materiais normalmente empregados em projetos de arquitetura e urbanismo, possibilitando aos alunos desenvolver uma melhor qualificação e um maior domínio sobre a arte da construção (equipamentos para ensaios de rompimento de corpos de prova, para ensaios não destrutivos de concreto e para ensaios de tração), além de materiais de consumo (cimento, areias, brita, tijolos, madeiras para formas, argila, barro, ferro para armaduras, peças de pré-moldados, blocos cerâmicos e de solocimento etc).

⠀⠀⠀⠀O Laboratório de Tecnologia das Construções com área de aproximadamente 109,97 m², além de aproximadamente 28,52 m² de área do canteiro experimental, para a realização de simulações dos processos de construção e investigação de novas possibilidades com materiais de construção notadamente os regionais.

⠀⠀⠀⠀Laboratório de Anatomia


⠀⠀⠀⠀Com uma área de 81,39 m² laboratório de Anatomia Humana se constitui num ambiente favorável a atividades teóricas e práticas voltadas ao estudo anatômico dos diferentes sistemas orgânicos do corpo humano. Para tanto, os acadêmicos do Curso de Medicina encontram diversos modelos anatômicos. O laboratório também disponibiliza recursos virtuais adaptáveis aos momentos-aula nas diversas dependências da Instituição.

⠀⠀⠀⠀Todas as atividades práticas são orientadas por professores e monitores devidamente qualificados e credenciados pela Coordenação de Curso. Além disso, contam com o apoio de funcionário técnico responsável pela conservação e organização dos recursos pedagógicos disponíveis.

⠀⠀⠀⠀Principais recursos: Mesa digital Anatômica, modelos anatômicos, mapas anatômicos e demais equipamentos compatíveis com as atividades de preparo e dissecação de peças e materiais necessários às atividades práticas de ensino.

⠀⠀⠀⠀Laboratório de Bioquímica


⠀⠀⠀⠀O Laboratório de Bioquímica, com área total de 93,51 m², destina-se a compreensão dos fenômenos químicos dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos. Experienciais como extração de DNA e varias outras é feita neste laboratório. Para tanto, além das técnicas convencionas, faz-se uso de equipamentos como: phmetro, centrifugas, reações enzimáticas, reações colorimétricas, utilização de kits-teste, entre outras ferramentas e equipamentos.

⠀⠀⠀⠀Os estudos são realizados preferencialmente dividindo-se as turmas em grupos de 20 alunos de forma que todos participem ativamente da construção dos conhecimentos.

⠀⠀⠀⠀Laboratório de Semiologia


⠀⠀⠀⠀Este laboratório, com área total de 85,46 m², tem como principal função simular uma área hospitalar, onde os alunos dos cursos da área de Medicina aprendem procedimentos diários e especiais.

⠀⠀⠀⠀O laboratório possui também, modelos anatômicos humanos adultos, e divididos em partes como tronco, partes genitais e outras partes do corpo. Tem toda estrutura de macas, divisões simulando consultório clinico e materiais de manuseio dos bonecos.

⠀⠀⠀⠀Os estudos são realizados preferencialmente dividindo-se as turmas em grupos de 20 alunos de forma que todos participem ativamente da construção dos conhecimentos.

⠀⠀⠀⠀Laboratório de Morfofuncional

⠀⠀⠀⠀No espaço de 96,71 m² do Laboratório de morfofuncional é realizado um estudo integrado entre anatomia, fisiologia e imaginologia de forma que você possa atingir os objetivos do aprendizado, necessários para formar novos conhecimentos durante a sua formação médica.

⠀⠀⠀⠀Para alcançar estes objetivos, inúmeras atividades dentro do laboratório podem ser realizadas como o estudo em modelos, peças anatômica, etc.

⠀⠀⠀⠀Para que o estudo seja satisfatório é importante seguir algumas regras fundamentais para o desenvolvimento das atividades integradas em grupos de forma adequada. Estaremos estudando em peças anatômicas, portanto não podemos esquecer que estudaremos seres humanos que continuam mantendo sua função nesse mundo ajudando na compreensão e evolução das ciências medica.

⠀⠀⠀⠀Os estudos são realizados preferencialmente dividindo-se as turmas em grupos de 20 alunos de forma que todos participem ativamente da construção dos conhecimentos.

⠀⠀⠀⠀Laboratório de Parasitologia

⠀⠀⠀⠀Com uma área total de 76,52 m², o Laboratório de Parasitologia Clínica desenvolve atividades como: a realização de exames parasitológicos de fezes para o diagnóstico de enteroparasitoses; a análise de parasitos sanguíneos para o diagnóstico de malária, e dentre outras analises feitas pelos professores juntamente com alunos. Também portamos muitos equipamentos disponíveis como vários microscópios para analise, autoclave, estufas, dentre outros. Neste laboratório se examina e estuda bactérias e parasitas de varias espécies.

⠀⠀⠀⠀Os estudos são realizados preferencialmente dividindo-se as turmas em grupos de 20 alunos de forma que todos participem ativamente da construção dos conhecimentos.

⠀⠀⠀⠀Laboratório de Microscopia


⠀⠀⠀⠀O laboratório de microscopia, com uma área total de 41,06 m², constitui em uma análise de lâminas feita nos microscópios pelos alunos e professores, lâminas essas que possuem células animais e vegetais, e vários outros itens de estudo relacionados à medicina. Este laboratório permite o estudo de estruturas e processos biológicos tanto em células vivas, como em células mortas para se aprofundar mais no estudo do corpo humano e analises de outras experiências e diagnósticos que não se pode realizar a olho nu.

⠀⠀⠀⠀Bem equipado com 26 microscópios, sendo disponibilizado um microscópio para cada aluno, os estudos são realizados preferencialmente dividindo-se as turmas em grupos de 20 alunos de forma que todos participem ativamente da construção dos conhecimentos.