Infraestrutura FASAVIC

⠀⠀⠀⠀⠀Instituída em 2014, as Faculdades Santo Agostinho de Vitória da Conquista contam com uma estrutura que alinham o que há de mais moderno e confortável no âmbito arquitetônico e civil, permitindo, assim, que todos seus colaboradores, discentes, egressos e convidados sejam assistidos da melhor forma possível, com instalações adequadas ao processo de aprendizado.

⠀⠀⠀⠀⠀A unidade conta com os seguintes espaços físicos:

⠀⠀⠀⠀⠀Área de Convivência

⠀⠀⠀⠀⠀Uma área feita para relaxar, descansar, conversar. Esses são verbos que se encaixam perfeitamente à ideia das áreas de convivência, é aquele cantinho aconchegante para se reunir com os colegas e jogar conversa fora. Portanto, o layout foi pensado de forma que as pessoas interajam e conversem e não fiquem isoladas. Com a capacidade para abrigar cerca de 250 pessoas.



⠀⠀⠀⠀⠀Auditório

⠀⠀⠀⠀⠀O auditório é amplo, confortável e climatizado, possui equipamentos de som e projeção modernos e sofisticados. A capacidade total do espaço é para aproximadamente 80 pessoas.

⠀⠀⠀⠀⠀Salas de Aula

⠀⠀⠀⠀⠀As salas de aula, projetadas para acomodar até 50 pessoas de modo confortável, são amplas, climatizadas e possuem equipamento de projeção multimídia.

⠀⠀⠀⠀⠀Biblioteca

⠀⠀⠀⠀⠀O espaço físico da biblioteca contempla salas de estudo em grupo e individualizadas, salão de leitura, mesas de arquitetura e urbanismo e um amplo espaço para alocar seu acervo bibliográfico, além dos terminais de consulta ao acervo local. Também foi projetado para oferecer maior conforto e comodidade a seus usuários.

⠀⠀⠀⠀⠀NARC (Núcleo Alternativo de Resolução de Conflitos)

⠀⠀⠀⠀⠀A estrutura do NARC é formada por uma sala de recepção e de espera, sala da coordenação, salas de atendimento individual, sala de petições dos estagiários, sala de estudos e pratica simulada/ mediação e conciliação. As salas principais são equipadas com computadores, ar-condicionado e internet, nas quais são realizados os acompanhamentos dos processos em trâmite. 

⠀⠀⠀⠀⠀Laboratórios Específicos

⠀⠀⠀⠀⠀As Faculdades Santo Agostinho oferecem Laboratórios didáticos com ambientes físicos e climatizados em instalações propícias ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como monitorias, aulas práticas, monografias e iniciação científica, sob orientação de docentes e monitores.

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⠀⠀⠀⠀⠀A aquisição de materiais é semestral ou conforme a necessidade. As normas de funcionamento e segurança estão sistematizadas no Procedimento Operacional Padrão (POP), disponível em cada um dos laboratórios.

⠀⠀⠀⠀⠀Laboratórios de Informática

⠀⠀⠀⠀⠀É um conjunto de dois laboratórios instalados em duas salas. Os laboratórios visam atender aos alunos no acesso à Internet e dar suporte na realização de trabalhos envolvendo estudos e utilização de softwares básicos e aplicativos. Além disso, visam proporcionar o desenvolvimento de métodos e técnicas que permitam a visualização e a compreensão dos processos e propriedades da ementa que leva à realização de práticas acadêmicas. O funcionamento dos laboratórios depende dos horários de aulas práticas, mas é acessível aos alunos que queiram repetir uma determinada experiência, tirar dúvidas, realizar algum trabalho acadêmico ou mesmo revisar algum ponto sobre uma aula. Há vários softwares instalados. A seguir, estão apresentados alguns desses softwares.


⠀⠀⠀⠀   • Sistemas Operacionais: Microsoft Windows 7
            • Descompactador: WinRar
⠀⠀⠀⠀⠀• Antivírus: Avast
⠀⠀⠀⠀⠀• Editores de Texto/Planilha/Apresentação: BrOffice.org
⠀⠀⠀⠀• Arquivos pdf: Adobe Acrobat Reader
⠀⠀⠀⠀⠀• Navegador de Web: Internet Explorer, Chrome e Mozila Firefox
⠀⠀⠀⠀⠀• Softwares específicos: AutoCAD, dentre outros.

⠀⠀⠀⠀⠀Laboratório de Química e de Bioquímica


⠀⠀⠀⠀ Tem capacidade para 40 alunos. Visa proporcionar o desenvolvimento de métodos e técnicas que permitam a visualização e a compreensão dos processos e propriedades das ementas.

⠀⠀⠀⠀ O laboratório é acessível à comunidade acadêmica em período integral, respeitado o agendamento das aulas práticas. Diante da necessidade do aluno de utilização do laboratório em momento distinto ao da aula, este poderá realizar o agendamento com a coordenação, a fim de que esta disponibilize os equipamentos e insumos necessários ao desenvolvimento das atividades.
⠀⠀⠀⠀⠀No laboratório existe um arquivo contendo os POP’s, apostilas e protocolos das aulas práticas, registro de materiais do laboratório e manuais de instruções dos equipamentos. Além disso, possui equipamentos específicos, para atender às necessidades apresentadas na ementa das disciplinas.

⠀⠀⠀⠀⠀Laboratório de Topografia, Solos e Tecnologia das Construções


⠀⠀⠀⠀⠀É um espaço destinado a complementar a formação acadêmica dos alunos de graduação dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, através do aprimoramento dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e do manuseio dos equipamentos específicos para cada operação. Tem como objetivo familiarizar o acadêmico ao trabalho em campo e aos métodos, procedimentos e tecnologias, além do desenvolvimento e uso de sistemas e demonstração da realização de:

⠀⠀⠀⠀⠀• levantamentos topográficos (estudos geológicos; pesquisa mineral; projetos de obras civis);
⠀⠀⠀⠀⠀• assistência geometral e fiscalização topográfica na execução de projetos de construção civil;
⠀⠀⠀⠀⠀• pesquisa de localização e consultoria técnica em topografia.

⠀⠀⠀⠀⠀As atividades laboratoriais deverão permitir uma simulação dos mecanismos de sistemas estruturais através de modelos. Os modelos de sistemas estruturais constantes do laboratório destinam-se a facilitar o processo de ensino para:

⠀⠀⠀⠀⠀• identificar o comportamento da função estrutural para suporte de diferentes tipos de cargas;
⠀⠀⠀⠀⠀• reconhecer quais as propriedades essenciais de materiais estruturais e coeficientes de segurança;
⠀⠀⠀⠀⠀• entender quais os requisitos essenciais a que uma estrutura pode estar submetida (equilíbrio, resistência, economia etc.);
⠀⠀⠀⠀⠀• entender os estados básicos de tensão, compressão, corte e flexão, a que as estruturas podem estar submetidas;
⠀⠀⠀⠀⠀• ilustrar alguns pontos especiais do mecanismo estrutural (tensões principais, rótulas plásticas, linhas de tensão isostáticas);
⠀⠀⠀⠀⠀• ilustrar o mecanismo básico do comportamento de estruturas em forma de grelhas, placas e placas dobradas;
⠀⠀⠀⠀⠀• ilustrar o mecanismo básico do comportamento de estruturas em forma de membranas, curvaturas principais e tensões principais;
⠀⠀⠀⠀⠀• ilustrar o mecanismo básico do comportamento das cascas finas e estruturas espaciais.

⠀⠀⠀⠀⠀Em relação aos sistemas construtivos, deve ser permitido identificar as características tipológicas, técnicas, econômicas e do contexto ambiental dos principais sistemas (concreto armado, estrutura metálica, alvenaria estrutural, madeira). Já considerando os materiais, deverá ser possível identificar as características relativas ao desempenho (físico/mecânico, termo-acústico etc.) dos materiais principais; e aprender as diferentes técnicas de utilização dos diferentes materiais (fundações, estruturas, vedações, esquadrias, coberturas, revestimentos e instalações).


⠀⠀⠀⠀⠀Laboratório de Anatomia


⠀⠀⠀⠀⠀O Laboratório de Anatomia está vinculado ao Curso de Medicina com o objetivo geral de promover estudos práticos e estudos livres aos alunos do curso, visando com isso a aquisição do conhecimento prático aplicado à medicina, complementando a teoria e integrando disciplinas afins. Utilizados para a realização de aulas práticas que complementam as atividades teóricas nas diversas disciplinas técnico-profissionalizantes que envolvem o curso, visando, com isso, o melhor conhecimento de técnicas específicas utilizadas pela medicina.

⠀⠀⠀⠀⠀Laboratório de Morfofuncional (LMF)

⠀⠀⠀⠀⠀O objetivo geral do LMF é que sirva de local para a aquisição do conhecimento diferenciado de biologia, mediante a aplicação de novas metodologias de ensino-aprendizagem, aprimorando a formação básica do acadêmico.

⠀⠀⠀⠀⠀Neste ambiente será incentivado o uso de práticas e métodos inovadores que elevem a qualidade de ensino e estimulem o raciocínio criativo dos seus usuários. Espera-se ainda que o LMF sirva de estímulo para a criação e confecção de recursos instrucionais destinados ao ensino interativo.
⠀⠀⠀⠀⠀Nele o aluno tem acesso a modelos anatômicos, lâminas das diversas estruturas do corpo humano, filmes, slides, pôsters, e um acervo importante de Imagenologia, onde o aluno tem até mesmo acesso a um aparelho ultrassonográfico. Com isso podemos integrar os estudos de anatomia, fisiologia, patologia, propedêutica e outras áreas de interesse médico num único espaço, destinado a auto aprendizagem.

⠀⠀⠀⠀⠀Laboratório de Semiologia

⠀⠀⠀⠀⠀O Laboratório de Semiologia oportuniza aos acadêmicos do curso de Medicina vivências específicas à área de atuação do curso através das seguintes técnicas: conforto, movimentação, imobilização, contenção mecânica, transporte de paciente, bloqueio epidemiológico, processamento de materiais hospitalares, cateterismo vesical de alívio e demora, coleta de exames, higiene corpórea, administração de alimento ao paciente, administração de medicações (SC, ID,IM), restauração integração da pele, arrumação de leito, aplicação de calor e frio, oxigenoterapia, nebulização, aspiração das vias aéreas, atividade de manutenção de um ambiente seguro, administração de medicações via oral e tópica, colocação de ataduras, eliminações intestinais enema, calçar luvas, admissão e transferência de paciente unidade de internação, antropometria, monitorização de sinais vitais, PVC e PAM, simulação de atendimentos de vítimas.

⠀⠀⠀⠀⠀Maquetaria

⠀⠀⠀⠀⠀Voltado para o desenvolvimento de modelos em escala e maquetes, a Maquetaria é um espaço utilizado para a realização de aulas práticas do Curso de Arquitetura e Urbanismo. O Laboratório de Maquetes e Modelos do Curso de Arquitetura e Urbanismo funciona como suporte aos alunos e professores no desenvolvimento de estudos e maquetes nas diferentes disciplinas.

⠀⠀⠀⠀⠀Os alunos desenvolvem nesse laboratório projetos com o auxílio dos professores. A partir dessa fase é possível estudar o projeto de forma tridimensional, através da criação de maquetes em escalas, onde são empregados diferentes tipos de materiais para que possam representar suas idéias de uma forma mais próxima a realidade.

⠀⠀⠀⠀⠀Laboratório de Conforto Ambiental

⠀⠀⠀⠀⠀O Laboratório de Conforto Ambiental (LCA) tem como por objetivo gerar suporte didático voltado para graduação, seja através de práticas de exercícios, como pelo fornecimento de programas de cálculo e respectivo treinamento teórico/prático - no que diz respeito a análises de desempenho de edificações.

⠀⠀⠀⠀⠀Outra área de concentração está no desenvolvimento de pesquisas que objetivam a redução de consumo energético em edificações sem perda de qualidade de conforto para seus ocupantes.

⠀⠀⠀⠀⠀Laboratório de microbiologia e parasitologia

⠀⠀⠀⠀⠀O laboratório de microbiologia tem o papel fundamental de se prender com o diagnóstico e respetivo tratamento da doença infecciosa. Conjuga a necessidade de resposta rápida e assertiva com as rigorosas normas de orientação técnica utilizadas, desde a colheita das amostras até à identificação e estudo da resistência dos agentes infecciosos aos antibióticos.

⠀⠀⠀⠀⠀Assim e para além da Bacteriologia Geral, o Laboratório de Microbiologia desenvolve duas valências fundamentais que, acrescem à Bacteriologia Geral: a Micobacteriologia e a Parasitologia.

⠀⠀⠀⠀⠀Na Micobacteriologia, o Laboratório identifica, faz a genotipagem e a sensibilidade aos antibióticos doo Mycobacterium Tuberculosis e outras Micobactérias causa de tuberculose em doentes imunocomprometidos. Na área da Parasitologia, o Laboratório faz a identificação e diferenciação de parasitas intestinais, quer de outra origem designadamente os parasitas do sangue.