Banner Notícia

Professores de Farmácia apresentam trabalhos no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos pelo Núcleo Docente Estruturante do curso de Farmácia

O Professor e Coordenador de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho, Flávio Junior Barbosa Figueiredo e a Professora Thalita Antunes Guimarães — também da instituição — apresentaram três trabalhos científicos no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, sediado na cidade Foz do Iguaçu (PR) do dia 15 a 18 de novembro.

Os trabalhos, desenvolvidos pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso de Farmácia, tinham como títulos: Estilos de Aprendizagem como Estratégia para Utilização Métodos Ativos de Ensino; Percepção Docente da Aprendizagem Baseada em Problemas na Hematologia Clínica; e Percepção Docente da Aplicação de Simulação Realística no Ensino de Conduta Farmacoterapêutica.

De acordo com o Coordenador Flávio, os três trabalhos apresentados foram desenvolvidos por uma equipe de cinco pessoas com a colaboração da Professora Ilma Mendes Almeida e a Pedagoga Fernanda Karine Rocha e todos voltados para a avaliação do processo de implementação de métodos de ensino e aprendizagem no curso da Faculdade.

“A importância da apresentação está no ato de divulgar os trabalhos voltados para a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem no curso de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho. Além disso é um momento de trocar experiências entre professores e profissionais de todo o Brasil. No país, somos uma instituição pioneira na implantação de métodos ativos no curso de farmácia”, explica o Coordenador.

I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas — O evento foi organizado por diversas entidades, dentre elas, o Conselho Federal de Farmácia e o Ministério da Saúde. O Congresso contou com a participação de mais de 4 mil farmacêuticos de todo o Brasil para discutir os novos rumos da profissão farmacêutica no Brasil, com foco nos aspectos da importância do cuidado farmacêutico. Além disso, foram realizadas mesas temáticas e reuniões específicas para discussão das novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Farmácia. 

I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas