Banner Notícia

Minicursos marcam Semana de Enfermagem nas Faculdades Santo Agostinho

União, visibilidade e valorização da imagem da classe são alguns dos objetivos propostos pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren/MG) durante a realização da 1ª Semana de Enfermagem Norte-Mineira que começou na última segunda-feira, 21, e termina nesta sexta-feira, 25, em Montes Claros.

Com o tema “Uma Voz para Liderar. A saúde é um Direito Humano”, Cláudio Luís de Souza Santos, conselheiro do Coren no Norte de Minas e organizador do evento na cidade, explica que a sociedade precisa entender que utiliza e precisa da Enfermagem e que ela precisa ser mostrada e valorizada pela comunidade. “A Enfermagem ganha com essa valorização, tanto técnicos quanto o nível superior. Descentralizamos a Semana de Enfermagem da capital mineira e levamos para o interior do Estado para que, juntos, possamos debater e propor soluções para a classe e a sua valorização”, destacou.

Na tarde desta quinta-feira, 24, o Campus JK das Faculdades Santo Agostinho recebeu mais uma etapa da 1ª Semana de Enfermagem Norte Mineira. Foram 11 minicursos realizados para mais de 350 participantes. Temas importantes, como erradicação da fome, redução das desigualdades, a enfermagem na vigilância sanitária, a Enfermagem no sistema prisional, entre outros foram debatidos.

Sarah Melo, da Unyleya Educacional foi uma das parceiras e disse que foi uma oportunidade para que todas as instituições de Montes Claros pudessem participar em conjunto, de forma harmoniosa. “A organização e os participantes estão bem felizes com os resultados obtidos até agora. Estamos bem motivados em participar”, ressaltou.

Outro que está muito satisfeito em participar da semana de Enfermagem é o acadêmico do 7º período do curso de Enfermagem das Faculdades Santo Agostinho, Dário Soares Ruas. Ele explica que a semana está sendo bem produtiva com atividades ao longo de todo o dia sempre voltadas para as diversas áreas em que a Enfermagem se faz presente. “Para mim está sendo muito produtivo tudo que estou aprendendo durante esta semana. Os temas propostos, os minicursos, palestras e debates acerca de temas atuais, relevantes e de representatividade política da classe estão sendo fundamentais para o meu crescimento enquanto acadêmico e futuro profissional da área de Enfermagem”, finalizou.

O evento organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren/MG) tem parcerias importantes para a sua realização, dentre elas, o curso de Enfermagem das Faculdades Santo Agostinho (FASA), além de Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEE/MG), sindicatos de nível técnico e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

E, amanhã, das 14h às 19h, encerrando a programação da 1ª Semana de Enfermagem Norte-Mineira, palestra sobre a resolução 567/2018 – amplia a atuação da equipe de Enfermagem no tratamento de feridas e resolução 568/2018 – regulamenta o funcionamento dos consultórios e clínicas de Enfermagem, além de outras palestras, mesa redonda e feira de Empreendedorismo.