Banner Notícia

 FASA participa de Semana de Enfermagem Norte-Mineira

Instituição sediará abertura e minicursos voltados para estudantes e profissionais da área da saúde

Dar visibilidade à enfermagem e voz de liderança na busca da saúde universal como direito de todos, são alguns dos objetivos da 1ª Semana de Enfermagem Norte-Mineira que pretende reunir mais de 500 participantes e acontecerá entre 21 e 25 de maio em Montes Claros, em locais diversos.

O evento organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren/MG) tem parcerias importantes para a sua realização, dentre elas, o curso de Enfermagem das Faculdades Santo Agostinho (FASA), além de Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEE/MG), sindicatos de nível técnico e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

A abertura oficial será no dia 21, às 8h, no auditório das Faculdades Santo Agostinho com a conferência: “Dimensão liderar para garantir a saúde universal nos diversos cenários” e Mesa redonda: “A enfermagem nos cenários políticos, comunitários, representação de classe e sociais para garantir a saúde como direito universal”, com representantes de órgãos de fiscalização do exercício profissional – (sistema COFEN/COREN), Sindicatos, Associações, enfermeiros participantes do Conselho Municipal e Conselho Estadual de Saúde; enfermeiros e secretários de saúde e política representativa.

Às 16h, inauguração da Subseção do Coren/MG, em homenagem à enfermeira Ernestina Dourado Sobrinho Corrêa Machado e à noite, às 19h, palestra sobre a resolução 564/2017: Novo Código de Ética de Enfermagem, no auditório da Faculdade de Saúde Ibituruna.

As atividades de abertura da 1ª Semana de Enfermagem Norte-Mineira no Campus JK, das 8h às 12h, estão sob a responsabilidade da professora Carolina dos Reis Alves, doutora em Ciências da Saúde. “Este evento terá o envolvimento de todas as instituições que tenham o curso técnico e superior em Enfermagem. A finalidade é dar a visibilidade que a Enfermagem tem e mostrar as várias dimensões da profissão”, destacou a professora das disciplinas Seminário e Saúde da Família e Políticas Públicas do Curso de Enfermagem das Faculdades Santo Agostinho que ressalta a participação da instituição como fundamental no processo de fortalecimento do curso e na luta pela garantia à saúde de qualidade e como direito universal.

A programação segue no dia 22, às 8h, com palestra sobre a resolução 509/2016 – Responsável técnico/anotação de responsável técnico, às 8h, e palestra sobre resolução 370/2010 – processo ético/disciplinar, no auditório do Prominas. Às 19h, Audiência Pública na Câmara Municipal: Quais as consequências do Ensino a Distância para a Enfermagem Brasileira.

No dia 23, às 8h, exposição Retratos do fazer de Enfermagem nos diversos cenários do cuidar do norte de Minas, na Praça Dr. Carlos Versiani. À tarde, palestra Processo de Enfermagem como instrumento metodológico para planejar, implementar, avaliar e documentar o cuidado e o curso: cuidar em Enfermagem ao portador de tuberculose e hanseníase, na Escola Técnica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

No dia 24, vários minicursos acontecerão, simultaneamente, no auditório e prédio da saúde das Faculdades Santo Agostinho com o tema: Dimensão cuidar: Saber fazer Enfermagem, das 14h às 17h.

E no dia 25, das 14h às 19h, encerrando a vasta programação da 1ª Semana de Enfermagem Norte-Mineira, palestra sobre a resolução 567/2018 – amplia a atuação da equipe de Enfermagem no tratamento de feridas e resolução 568/2018 – regulamenta o funcionamento dos consultórios e clínicas de Enfermagem, além de palestras, mesa redonda e feira de Empreendedorismo no auditório da Funorte.