Banner Notícia

I Encontro de Gestores do curso de Administração recebe empresário Mário Borborema

Os acadêmicos do curso de Administração das Faculdades Santo Agostinho receberam, na noite de terça-feira (27.03), o empresário Mário Borborema.

A visita faz parte da disciplina e aconteceu dentro do I Encontro de Gestores, que contou com presença do vice-diretor da instituição, professor e mestre, Lácio César Gomes da Silva.

Durante pouco mais de uma hora, os acadêmicos ouviram atentamente sobre a trajetória do empresário Mário Borborema, dono do grupo Borborema que atua em dois segmentos: agronegócios e automotivo.

Borborema explicou como é feito o processo logístico, comercial e corporativo des suas empresas, que contam com oito fazendas especializadas em fruticultura e uma empresa de vendas de veículos automotores.

As fazendas do grupo Borborema estão localizadas no perímetro irrigado do Projeto Jaíba, o maior da América Latina nesse segmento. Juntas, elas produzem mais de 1 mil hectares de frutas irrigadas através do sistema de microaspersão.

Toda a produção das fazendas é comercializada no mercado de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, entre outras cidades. São banana prata, nanica e caturra, abacate, pitaya, tangerina, mamão-papaia, pinha e atemoia e são gerados mais de 450 empregos diretos.

Presente há 23 anos no mercado, o grupo Borborema vem se destacando no segmento da fruticultura, o que chamou a atenção dos alunos durante a visita técnica realizada no último sábado (24) em uma das fazendas da empresa.

O empresário destacou o uso racional da água na irrigação e a sua gestão que é acompanhada pelo Distrito de Irrigação de Jaíba (DIJ). Ele apresentou gráficos e falou sobre o uso consciente desse importante benefício. Além de mostrar como é feito todo o processo de preparo e nutrição do solo, tratos culturais, treinamentos, capacitações, saúde e bem-estar dos colaboradores da empresa.

“Quando se faz com programação, planejamento, tudo fica mais fácil e o resultado só pode ser positivo”, destacou o empresário.

Cleidis Beatriz Nogueira, professora e mestre da disciplina Gerenciamento de Micro e Pequena Empresa, no curso de Administração, ressaltou como relevante a participação do empresário e seu direcionamento durante a palestra para os acadêmicos das Faculdades Santo Agostinho.

“Mário Borborema e o grupo que gerencia são referência no segmento de fruticultura. São mais de 23 anos de atuação no mercado e a marca se faz cada vez mais forte e presente à mesa dos brasileiros. Sua palestra foi muito enriquecedora para todos nós”, finalizou a professora.